MP4 xingling (chip RockChip) no Ubuntu/Debian

Olá!

Alguns de vocês, como eu, devem ter comprado um MP4 xingling, baseado em RockChip (como o da foto ao lado) e percebido que, assim que você conecta ele no Linux, ele detecta, monta, mas logo em seguida desmonta com mensagens de remoção insegura. O mais estranho é que, se você tentar usar o mesmo em distros antigas, como Ubuntu Dapper Drake e Fedora Core 2, eles funcionam normalmente.
Bem, depois de muito xingar o bendito vendedor de MP4 xingling, resolvi usar a cabeça e o Google, até que cheguei nesse site, onde ele explica como montar esse MP4 no Linux. O problema é com o UDEV, e um ajuste no máximo de setores do dispositivo que tem que ser feito no Linux para que o dispositivo seja reconhecido normalmente. No caso, a solução proposta é a criação de um arquivo /etc/udev/rules.d com a seguinte linha:

BUS==”scsi”, SYSFS{vendor}==”RockChip”, RUN+=”/bin/sh -c ‘/bin/echo 128 > /sys/block/%k/device/max_sectors'”

Com isso, o problema de montar e desmontar o dispositivo passa.
Como dica adicional, em vários MP4s que usam AVI (XviD), você deve converter previamente os arquivos de vídeo para o formato adequado. Para isso, utilize o comando:

mencoder <origem> -ofps 22 -vf-add scale=320:240 -vf-add expand=320:240:-1:-1:1 -srate 44100 -ovc xvid -xvidencopts bitrate=550:max_bframes=0:quant_type=h263:me_quality=4 -oac lavc -lavcopts acodec=mp2:abitrate=128 -o <destino>

Perceba as opções de scale e expand. Ajuste para o tamanho de imagem adequado. Além disso, corrija as opções de áudio em acodec e abitrate. Normalmente todo MP4 trás um vídeo de exemplo. Clique com o botão direito no mesmo e anote as opções de vídeo do mesmo.

Powered by ScribeFire.

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

17 Responses to MP4 xingling (chip RockChip) no Ubuntu/Debian

  1. Gabriel says:

    não estava conseguindo fazer funcionar então fui buscar na fonte
    https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-source-2.6.20/+bug/61235
    a linha que contem nesse site é a mesma só que só a do outro funcionou.(uso gutsy)

  2. Ranieri says:

    Esse seu mp4 toca .avi?
    Eu comprei um também, porém ele tem um problema, não veio com o conversor de vídeo, você pode me informar o que usa para converter em vídeo?

    Reponde no meu e-mail por favor?

  3. Fabiano says:

    Caro amigo, vi em seu post, que vc tem um MP4 igual ao meu… e eu gostaria de saber se o seu esta rodando os videos, pois no meu, não consigo fazer rodar… será que vc poderia me ajudar?

    Grato

    Fabiano

  4. Hans says:

    Olá

    Gostaria de agradecer pela dica muito valiosa. Um amigo e eu estamos com o exato problema, sendo dois MP4 diferentes, mas ambos baseados no mesmo chip. O problema creio só aconteça no Ubuntu. Também postei um tópico aqui:

    http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,28412.0.html

    Quero novamente agradecer pela ajuda que pessoas como você nos fornecem.

    Valeu

  5. Hernã says:

    Realmente, o código só funciona se você pegar do fórum de origem. Comparei os 2 códigos no gedit, e a difereça é q as aspas aqui são um pouco diferentes. Estranhão.

    Abraços, e valeu pela dica!!!

  6. Pingback: MP4 PowerPack MF-MS68 (chip Rockchip) no Ubuntu « chão de bits

  7. Elson says:

    Tb estou com o mesmo problema dos amigos que não estão conseguindo converter os vídeos…

    Alguém conseguiu resolver este problema??

    Obrigado!

  8. Gabriel says:

    Para converter os vídeos eu uso esse comando que esta postado nesse tópico e funciona.

  9. Muito obrigado cara!
    Muito útil a dica!

    abraço

  10. Pingback: Rápida: encodando vídeos para MP5 Player no Linux « Linux… e mais coisas

  11. Lukestriker says:

    CONVERSOR DE VIDEO

    Galera, alguns perguntaram sobre conversor de vídeo, pois bem, eu tenho um MP4 baseado no RockChip e caso seja este o seu utilize o AVICONVERTER 4.0 (ultima versão) pode ser achado em varios sites de downloads poir ai. ele converte automaticamente os videos, ja consegui assistir até filme e realmente ele converte em AVI e funciona direitinho. abraço a todos

  12. Danilo says:

    Eu acabei de comprar um mp3/4/5/6 + tv + camera digital
    Xikawa ( xinglingi ) baseado no maudito RockChip. E nem no windows funciona direito. Tanto no meu Linux (Fedora 9) e no Window XP ele não funciona. Porem ele no Linux ele não da erro algum, simplesmente monta na mesma hora ou não ele desmonta.
    Sobre conversão de videos, eu não consegui rodar nenhum o único que roda é o que veio com ele. To quase matando o vendedor. Se eu não conseguir assistir meus animes logo vai ter morte!!!!! Agora eu vou tentar fazer oke o Fabio falou e se não der certp….
    mas se der certo o fabio poderá se considerar um heroi pq será responsavel por impedir uma assassinato frio e cruel

  13. Danilo says:

    AUSHUSAHUAHSUHs
    O problema da porta usb foi “resolvido”
    tipo….
    eu tenho 6 entradas usb no meu pc e tinha testado o xingling em 4 delas e desisti
    mas agora eu achei uma que funciona normal.
    Sobre converter video eu ainda não consegui não. Eu olhei o video que veio junto e converti igualzinho mas o bendito reconhece mas da um erro falando ” advertencia, formato de arquivo”
    por favor me ajudem, eu só comprei esse troço pq a tela é grande e é bom para assitir animes.
    Mais uma coisa ….
    eu converto pelo programa já citado (aviconverter). Quando eu converto em flash além de um video de meia hora ficar com 1 minuto a qualidade fica péssima, mas flash foi o único que rodou….por enquanto

  14. Rafael Portillo says:

    Eu tenho um da Cyber Sound com Rockship. Não faço a minima idéia de como atualizar o firmware, mas eu tenho o conversor, caso alguem queira, eu mando por email…

    Se alguem souber como atualizar o firmware…

  15. Pingback: MP4 PowerPack MF-MS68 (chip Rockchip) no Ubuntu | birimbelo!com

  16. Allan says:

    Tenho um Rockchip,mas nao consigo mecher nele direito,a sensibiladade de toque de tela ta muito lenta,alguem poderia me ajudar a almentar essa sensibiladade
    obrigado
    Allan

  17. Pingback: MP4 PowerPack MF-MS68 (chip Rockchip) no Ubuntu – Birimbelo

Deixe um comentário