Ubuntu no ASUS K45VM

Faz muito tempo que não posto nada no meu blog, e quem me conhece sabe o porque… Partciularmente não gosto de postar nada que seja simplesmente “por postar”. 

Recentemente, troquei meu antigo notebook STi IS 1214 (que substituiu meu velho MIRAX mm6610) por um ASUS K45VM-VX105M, em especial por causa de um curso que estou fazendo online que exige o uso de uma VM que estava sobrecarregando o velho STi.

Essa máquina é uma máquina Parruda, com as seguintes especificações:

  • Processador: Core i7-3610QM (2.30 Ghz);
  • Memória: 8 GB;
  • HD: 500 GB;
  • USBs: 1×2.0, 2×3.0;
  • Vídeo: nVidia GeForce GT 430M (2GB de RAM) +  Intel 3rd Gen Core processor Graphics Controller (Optimus system)
  • Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic 64 bit
  • HDMI: 1;

Portanto, uma máquina potente, para aplicações como desenvolvimento e para rodar jogos bastante razoáveis, como os que estão vindo aí com o Steam para Linux. Mas claramente meu objetivo é usar o Linux. Vamos então falar sobre como instalar o Linux no mesmo. Por segurança, o instalaremos em dual boot, uma vez que essa máquina possui o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que vem substituindo o antigo sistema baseado no BIOS (chamada de legacy). 

Para começar, vamos ao básico: suba no Windows (sim, vamos começar pelo Windows…) e dê uma bela desfragmentada na máquina (em especial na partição principal do Windows). Além disso, por via das dúvdias, gere os discos de recuperação usando a ferramenta AI Recovery Burner que vem instalada (pode ser útil no caso de você apagar por acidente sua partição Recovery ou Windows ou, em casos extremos, a partição EFI boot do sistema). Normalmente são cinco discos. Aproveite e baixe o Ubuntu 64 bits e  grave-o em DVD ou ainda gere um USB bootável conforme as instruções na Net.

Reboote a máquina com o DVD ou pendrive na máquina e mande ele subir. Mande ele ir para o modo de LiveCD, não diretamente para o modo de instalação (você vai precisar realizar algumas tarefas com ele em modo de LiveCD a posteriori). Tão logo o LiveCD tenha subido, inicialize o instalador, e escolha a opção de Particionamento avançado. Selecione a partição onde fica a NTFS geral e apague-a, em seguida redimencione a partição principal NTFS para os valores que você deseje (aconselho em torno de 100GB para o Windows, pois pode ser que vocẽ acabe precisando de algum software específico). Enfim, não apague NENHUMA outra partição, pois pode comprometer coisas que não deve…  Em especial, atente para as partições com labels SYSTEM, OS e Recovery, SYTEM e Recovery não devem ser apagadas, enquanto OS é a que será dimensionada. Depois do redimensionamento ser confirmado (vai demorar um pouco) defina o esquema de particionamento que você desejar e continue a instalação do Ubuntu como normalmente. Porém, ao terminar de instalar os pacotes e tudo o mais, NÃO REBOOTE AINDA! 

Vamos resolver o primeiro problema, que é fazer o UEFI enxergar o Ubuntu… Para isso, você vai precisar de um programa chamado Boot Repair, que você irá instalar ainda em LiveCD… Abra um terminal, clicando no ícone do Ubuntu no canto da interface gráfica e digitando Terminal. Siga as seguintes instruções para adicionar e instalar o Boot Repair:

Boot-Repair – Community Ubuntu Documentation

  • sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
  • sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Em seguida, siga todas as instruções da página Boot Repair, clique no botão Configurações Recomendadas e faça tudo como o programa sugerir. Em alguns momentos, você precisará digitar comandos em terminal: digite-os exatamente como o programa sugerir. Após o Boot Repair ser encerrado, você pode então rebootar a máquina e, tudo tendo corrido bem, você será capaz de subir um GRUB corretamente configurado. Use Windows 7 UEFI para inicializar o Windows 7. Haverá uma demora adicional nesse momento devido ao chkdisk provocado pelo redimensionamento da partição Windows… Mas tudo correndo bem, você irá receber o Windows… Reinicie a máquina e suba o Ubuntu… A partir daqui, você pode fazer todo o postinstall segundo qualquer site indica (particularmente recomendo esse). Não vamos nos focar em cada detalhe,mas sim em algumas coisas que você precisará fazer para ter um ambiente estável e funcional…

Primeiro, vamos instalar o xorg-edgers:

UbuntuUpdates – PPA: xorg-edgers

  • sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
  • sudo apt-get update

Antes de seguir adiante, porém, instale um outro window manager (aconselho o KDE), pois de imediato você terá problemas do Unity parar de funcionar como deve. Por isso, vá para o KDE (o lightdm continuará funcionando normalmente). Escolha o KDE e passe para ele e atualize todos os pacotes. Nesse momento, seu Unity parará de funcionar… Você precisará instalar o pacote compizconfig-settings-manager, como abaixo:

drivers – Unity Doesn’t run after upgrading via xorg-edgers – Ask Ubuntu

  • sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Agora, seu Unity funcionará normalmente. Porém, ainda terá um problema… Sua placa nVidia estará “desativada”: na verdade, isso se deve ao sistema optimus da nVidia, onde (no Windows) os jogos solicitam a placa nVidia conforme suas necessidades. No Linux, essa funcionalidade em princípio está “desativada”, mas é possível ativá-la por meio do pacote bumblebee. Instale-o usando seu gerenciador favorito de pacotes. Uma vez instalado, você pode usar o : comando optirun no shell do Linux, seguido pelo programa que você desejar (por exemplo, optirun /usr/local/games/Shatter/Shatter.bin.x86), que fará com que o jogo funcionará na nVidia (não se preocupe que o próprio Ubuntu já instala os drivers corretos para isso). Considerando todos os jogos que testei, apenas o jogo Anomaly (parte do Humble Bundle For Android 3) demandou OBRIGATORIAMENTE o uso de optirun. ATENÇÃO: apesar de tudo, não é recomendável o uso do optirun para qualquer aplicação, pois isso irá “derreter” a duração da sua bateria. A placa Intel consegue dar conta do recado para a grande maioria das aplicações: coisas como reprodução de vídeos e afins. Apenas alguns jogos demandam esse tipo de uso.

Em um sumário, podemos dizer que, à exceção dessas coisas que disse nesse post, não existe nada que impeça o uso do Linux nessa máquina… Uma máquina muito poderosa, que funciona muito bem… Posso afirmar que todo o hardware dessa máquina é funcional sob linux, à exceção do HDMI (que não testei). O USB 3.0 tem uma boa performance. Não tive nenhum tipo de problema, com uma grande quantidade de dispositivos USB, como HDs externos, gravadores de DVD externos, hubs, etc… Se vocẽ está pensando em adquirir esse equipamento, não tenha medo, pois ela funciona muito bem.

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

6 Responses to Ubuntu no ASUS K45VM

  1. lastikas disse:

    Olá. Foi possível escolher como boot priority o drive de cd/dvd na bios setup sem problemas? Pergunto isso porque comprei um Samsung np550p5c que não permite a troca do boot priority. E comovi diversos artigos sobre bricks de samsungs estou pensando em trocar por esse Asus

    Obrigado. Abs

  2. O Boot priority pode ser trocado sem problema. O sistema provê um atalho para você escolher qual boot você quer chamar no momento da inicialização, então você consegue entrar e chamar o DVD para a instalação

  3. Julio disse:

    Consegui instalar ubuntu 12.10 64bits nessa maquina da asus (k45vm series) com dual boot (+ windows 7). Como mencionado, tive que corrigir o problema do grub, usando o boot repair. Porem, agora quando estou no windows 7 e mando hibernar… ao religar o computador e tentar logar no windows, recebo a mensagem “windows resume loader your computer can’t come out of hibernation status 0xc000009a”. Se mando ele desligar pelo windows, consigo ligar normalmente no windows… mas hibernar nao funciona… li que esse problema é comum, só nao consegui solucionar ainda… (já tentei como falam em alguns sites (powercfg -h off, seguindo de um reboot e poercfg -h on, mas nada…). Se alguem conseguiu solucionar isso, por favor me ajude. Obrigado…

  4. Eduardo Almeida disse:

    Resumo do Problema:

    Notebook Asus K45VM

    Sistema Operacional: Linux Mint 15 “Olivia” – Instalado do Zero
    *Está em dual boot com Win8 mesmo com UEFI

    Processador: I73610QM

    Plava de Vídeo: NVDIA 630M – 2GB

    Drivers Testados:

    NVIDIA-Linux-x86_64-310.44.run
    NVIDIA-Linux-x86_64-319.17.run
    NVIDIA-Linux-x86_64-319.23.run

    Fiz Algumas operações e em resumo estamos assim:

    (1) # ctrl + alt +f1 => para sair do ambiente gráfico;

    (2) # service mdm stop => para derrubar o ambiente gráfico;

    (3) # modprobe -r nouveau => para o neveau não atrapalhar a instalação;

    (4) ./NVIDIA-Linux-xxxxx.run => no meu caso o driver NVIDIA-Linux-x86_64-319.23.run (já tentei com os drivers 319.44 e 310.44 também, ou seja com versão antiga e moderna);

    Repare que depois que fiz tal procedimento surgiu o arquivo “xorg.conf” em “/etc/X11/”. Daí dei um “Reboot”. Tudo isso fiz com super usuário “sudo su”.

    Ao inicializar apareceu a seguinte imagem:

    Imagem 1: Onde o sistema diz não ser capaz de parametrizar a tela

    https://docs.google.com/file/d/0B0AtQ1ZEQTPkV0FxbGtwWTFwdVU/edit?usp=sharing

    Imagem 2: Repare na tela horrível que ficou meu notebook:

    https://docs.google.com/file/d/0B0AtQ1ZEQTPkMjZ6ZERvLWxwdlE/edit?usp=sharing

    Imagem 3: Repare no gerenciador de drivers

    https://docs.google.com/file/d/0B0AtQ1ZEQTPkYVFhajZ0WHZha2M/edit?usp=sharing

    Imagem 4: Repare na janela Nvidia X Server Settings.png

    https://docs.google.com/file/d/0B0AtQ1ZEQTPkZXRGWU9oLXZQNUU/edit?usp=sharing

    Abaixo segue cópia do log nvidia:

    nvidia-installer log file ‘/var/log/nvidia-installer.log’
    creation time: Tue Jun 11 11:28:18 2013
    installer version: 319.23

    PATH: /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games

    nvidia-installer command line:
    ./nvidia-installer

    Using: nvidia-installer ncurses user interface
    WARNING: You do not appear to have an NVIDIA GPU supported by the 319.23 NVIDIA Linux graphics driver installed in this system. For further details, please see the appendix SUPPORTED NVIDIA GRAPHICS CHIPS in the README available on the Linux driver download page at http://www.nvidia.com.
    -> License accepted.
    -> Installing NVIDIA driver version 319.23.
    -> There appears to already be a driver installed on your system (version: 319.23). As part of installing this driver (version: 319.23), the existing driver will be uninstalled. Are you sure you want to continue? (‘no’ will abort installation) (Answer: Yes)
    -> Running distribution scripts
    executing: ‘/usr/lib/nvidia/pre-install’…
    -> done.
    -> The distribution-provided pre-install script failed! Continue installation anyway? (Answer: Yes)
    -> Would you like to register the kernel module sources with DKMS? This will allow DKMS to automatically build a new module, if you install a different kernel later. (Answer: Yes)
    -> Installing both new and classic TLS OpenGL libraries.
    -> Installing both new and classic TLS 32bit OpenGL libraries.
    -> Install NVIDIA’s 32-bit compatibility OpenGL libraries? (Answer: Yes)
    -> Parsing log file:
    -> done.
    -> Validating previous installation:
    -> Unable to access previously installed file ‘/usr/lib/xorg/modules/drivers/nvidia_drv.so’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed file ‘/usr/bin/nvidia-smi’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed file ‘/usr/share/man/man1/nvidia-smi.1.gz’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed file ‘/usr/bin/nvidia-xconfig’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed file ‘/usr/share/man/man1/nvidia-xconfig.1.gz’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed file ‘/usr/bin/nvidia-bug-report.sh’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed file ‘/etc/OpenCL/vendors/nvidia.icd’ (No such file or directory).
    -> The previously installed file ‘/usr/lib/libGL.la’ seems to have changed, but `prelink -u` failed; unable to restore ‘/usr/lib/libGL.la’ to an un-prelinked state.
    -> Un-prelinking unsuccessful: ‘/usr/lib/libGL.la’ will not be uninstalled.
    ERROR: File ‘/usr/lib/xorg/modules/extensions/libglx.so’ is not a symbolic link.
    -> Unable to access previously installed symlink ‘/usr/lib/libOpenCL.so’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed symlink ‘/usr/lib/vdpau/libvdpau_nvidia.so.1’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed symlink ‘/usr/lib/libvdpau_nvidia.so’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed symlink ‘/usr/lib32/libOpenCL.so’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed symlink ‘/usr/lib32/libvdpau_nvidia.so’ (No such file or directory).
    -> Unable to access previously installed symlink ‘/usr/lib32/vdpau/libvdpau_nvidia.so.1’ (No such file or directory).
    -> done.
    WARNING: Your driver installation has been altered since it was initially installed; this may happen, for example, if you have since installed the NVIDIA driver through a mechanism other than nvidia-installer (such as your distribution’s native package management system). nvidia-installer will attempt to uninstall as best it can. Please see the file ‘/var/log/nvidia-installer.log’ for details.
    -> Uninstalling NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64 (1.0-31923 (319.23)):
    -> DKMS module detected; removing…
    -> Unable to delete directories created by previous installation.
    -> done.
    -> Uninstallation of existing driver: NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64 (319.23) is complete.
    -> Searching for conflicting X files:
    -> done.
    -> Searching for conflicting OpenGL files:
    -> done.
    -> Installing ‘NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64’ (319.23):
    executing: ‘/sbin/ldconfig’…
    executing: ‘/sbin/depmod -aq’…
    ignored deprecated option -q
    -> done.
    -> Driver file installation is complete.
    -> Installing DKMS kernel module:
    -> done.
    -> Running post-install sanity check:
    -> done.
    -> Post-install sanity check passed.
    -> Shared memory test passed.
    -> Running runtime sanity check:
    -> done.
    -> Runtime sanity check passed.
    -> Would you like to run the nvidia-xconfig utility to automatically update your X configuration file so that the NVIDIA X driver will be used when you restart X? Any pre-existing X configuration file will be backed up. (Answer: Yes)
    -> Your X configuration file has been successfully updated. Installation of the NVIDIA Accelerated Graphics Driver for Linux-x86_64 (version: 319.23) is now complete.

    E Aqui segue cópia “/etc/X11/xorg.conf”

    # nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
    # nvidia-xconfig: version 319.23 (buildmeister@swio-display-x86-rhel47-11) Thu May 16 20:17:21 PDT 2013

    Section “ServerLayout”
    Identifier “Layout0”
    Screen 0 “Screen0” 0 0
    InputDevice “Keyboard0” “CoreKeyboard”
    InputDevice “Mouse0” “CorePointer”
    EndSection

    Section “Files”
    EndSection

    Section “InputDevice”

    # generated from default
    Identifier “Mouse0”
    Driver “mouse”
    Option “Protocol” “auto”
    Option “Device” “/dev/psaux”
    Option “Emulate3Buttons” “no”
    Option “ZAxisMapping” “4 5”
    EndSection

    Section “InputDevice”

    # generated from default
    Identifier “Keyboard0”
    Driver “kbd”
    EndSection

    Section “Monitor”
    Identifier “Monitor0”
    VendorName “Unknown”
    ModelName “Unknown”
    HorizSync 28.0 – 33.0
    VertRefresh 43.0 – 72.0
    Option “DPMS”
    EndSection

    Section “Device”
    Identifier “Device0”
    Driver “nvidia”
    VendorName “NVIDIA Corporation”
    EndSection

    Section “Screen”
    Identifier “Screen0”
    Device “Device0”
    Monitor “Monitor0”
    DefaultDepth 24
    SubSection “Display”
    Depth 24
    EndSubSection
    EndSection

    Tem como me ajudar a instalar o driver?

    • WallaTonton disse:

      Velho tenho o mesmo note que você e consegui instalar os drvier usando esse tutorial do

      Tuxilero

      [Linux] HOW TO: Official NVIDIA drivers installation guide for Optimus graphic cards.

      Hello guys, I had a lot of problems, before I managed to install it all properly. So I decided to write a guide for you🙂

      Testing system: Linux MINT 15 MINT 64bit

      Prerequisites:
      – Xorg >= 1.13.4
      – xrandr >= 1.3.5
      – kernel >= 3.9

      1) Pefrom a clean install linux.
      2) Add repository for X-server updates, and install all updates!

      sudo apt-add-repository ppa:xorg-edgers/ppa
      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade

      3) Update kernel to version 3.9.9

      a) for 32bit OS

      wget http://ge.tt/api/1/files/7urkrDt/7/blob?download -O kernel-3.9.9.sh
      chmod +x kernel-3.9.9.sh
      sudo ./kernel-3.9.9.sh

      b) for 64bit OS

      wget http://ge.tt/api/1/files/7urkrDt/6/blob?download -O kernel-3.9.9.sh
      chmod +x kernel-3.9.9.sh
      sudo ./kernel-3.9.9.sh

      4) Download NVIDIA driver version 319.32 and make it executable. Next, add nouveau driver to blacklist!

      wget http://ge.tt/api/1/files/55SIoDt/0/blob?download -O NVIDIA-319.32.run
      chmod +x NVIDIA-319.32.run
      sudo echo “blacklist nouveau” > /etc/modprobe.d/blacklist-nouveau.conf
      sudo update-initramfs -u

      5) Download xorg.conf to /etc/X11/ folder.
      NOTE: There are already filled PCI numbers! At 90% you have the same, but check it with “lspci | grep vga” and change it, if needed!

      sudo wget http://ge.tt/api/1/files/55SIoDt/1/blob?download -O /etc/X11/xorg.conf-new

      6) REBOOT system. After boot enter tty1 (Ctrl + Alt + F1). Stop mdm, and install NVIDIA drivers.

      sudo service mdm stop
      sudo ./NVIDIA-319.32

      7) Move xorg.conf
      NOTE: If something goes wrong, and you will have problem running, or this guide will just wont work for you, just remove this xorg.conf file, and reboot. Everything should be OK then.

      sudo mv /etc/X11/xorg.conf-new /etc/X11/xorg.conf

      8) Get your xrandr ID’s. Startx on tty1(you get blackscreen), then switch to tty2, and write down your ID’s.

      a) tty1:

      startx

      b) tty2:

      xrandr -d :0 –listproviders

      You should get output like this:

      Provider 0: id: 700 cap: 0x1, Source Output crtcs: 0 outputs: 0 associated providers: 1 name:NVIDIA-0
      Provider 1: id: 70 cap: 0x2, Sink Output crtcs: 3 outputs: 4 associated providers: 1 name:modesetting

      as you can see, my ID’s are 700 for NVIDIA and 70 for intel.

      9) Create file .xseesionrc, make it runnable and open it for edditing.

      touch .xsessionrc
      chmod +x .xsessionrc
      nano .xsessionrc

      10) Write those line into .xsessionrc, but replace my ID’s with yours!

      xrandr –setprovideroutputsource 70 700
      xrandr –auto

      11) Now, when you restart, you should get black screen, dont wory there is login screen, so just wait for a sec, write your login, wait another sec, write you pass and hit enter. Now you should see desktop.

      Thats it!

      Please let me know, if something goes wrong🙂

      http://tuxilero.blogspot.com.br/2013/09/how-to-official-nvidia-drivers.html

      inxi -Fx
      System: Host: K45VM Kernel: 3.9.9-030909-generic x86_64 (64 bit, gcc: 4.6.3) Desktop: Gnome Distro: Linux Mint 15 Olivia
      Machine: Mobo: ASUSTeK model: K45VM version: 1.0 Bios: American Megatrends version: 230 date: 01/24/2013
      CPU: Quad core Intel Core i7-3610QM CPU (-HT-MCP-) cache: 6144 KB flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 18358.3
      Clock Speeds: 1: 1200.00 MHz 2: 1200.00 MHz 3: 1200.00 MHz 4: 1200.00 MHz 5: 1200.00 MHz 6: 1200.00 MHz 7: 1200.00 MHz 8: 1200.00 MHz
      Graphics: Card-1: Intel 3rd Gen Core processor Graphics Controller bus-ID: 00:02.0
      Card-2: NVIDIA GF108M [GeForce GT 630M] bus-ID: 01:00.0
      X.Org: 1.13.4 driver: nvidia Resolution: 1366×768@60.0hz
      GLX Renderer: GeForce GT 630M/PCIe/SSE2 GLX Version: 4.3.0 NVIDIA 319.32 Direct Rendering: Yes
      Audio: Card: Intel 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
      Sound: Advanced Linux Sound Architecture ver: k3.9.9-030909-generic
      Network: Card-1: Realtek RTL8111/8168 PCI Express Gigabit Ethernet controller
      driver: r8169 ver: 2.3LK-NAPI port: d000 bus-ID: 02:00.0
      IF: eth0 state: down mac: dc:0e:a1:c5:52:8b
      Card-2: Atheros AR9485 Wireless Network Adapter driver: ath9k bus-ID: 03:00.0
      IF: wlan0 state: up mac: 5c:c9:d3:14:3f:03
      Drives: HDD Total Size: 500.1GB (3.6% used) 1: id: /dev/sda model: WDC_WD5000BPVT size: 500.1GB
      Partition: ID: / size: 28G used: 5.1G (20%) fs: ext4 ID: /home size: 430G used: 12G (3%) fs: ext4
      ID: swap-1 size: 1.11GB used: 0.00GB (0%) fs: swap
      RAID: No RAID devices detected – /proc/mdstat and md_mod kernel raid module present
      Sensors: System Temperatures: cpu: 56.0C mobo: 27.8C gpu: 0.0:50C
      Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
      Info: Processes: 192 Uptime: 13 min Memory: 803.8/7864.8MB Runlevel: 2 Gcc sys: 4.7.3 Client: Shell inxi: 1.8.4

  5. Marcos disse:

    Muito bom o tutorial. Vlw

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s