Nintendo DS em Wifi com o roteador Linksys WRT54G

Não sei se já comentei antes, mas sou o feliz dono de um Nintendo DS. Comprei ele pois queria um videogame simples e divertido, com jogos interessantes. Quando um colega me apresentou o Nintendo DS, com jogos como Trauma Center, Ouendan!, Mario Kart e Mario Party, foi paixão à primeira vista, principalmente pelos jogos que usam a stylus (operar o cara virtualmente no Trauma Center é o máximo).
Um dos recursos mais interessantes do DS é que ele pode usar o sistema de WiFi que possui para jogos multiplayer inclusive para jogar via Internet, bastando que você tenha um roteador WiFi 801.22 tradicional. No meu caso, possuo um Linksys WRT52G. No caso, vou falar sobre como configurá-lo para usar com o DS com uma boa segurança (na medida do possível).
É bom começarmos esclarecendo um fato: o DS infelizmente não aceita seguranças baseadas em WPA ou em WEP acima de 60 bits. No caso, a melhr coisa a se fazer é bloquear também o acesso por outros meios. Particularmente a trava de acesso pelo MAC (Media Access Control) é bastante interessante, pois é razoavelmente difícil burlar-se o controle de acesso dessa maneira (existem técnicas de ARP poisoning e ARP spoofing que permitem enganar esse tipo de trava, mas ainda assim é algo com um bom grau de segurança). Isso pode tornar o acesso um tanto inconveniente, mas é como se diz: a segurança é inversamente proporcional à conveniência.
Bem, então vamos nessa:
1-) Configurando o WiFi:
É importante começar avisando que, embora o utilitário de configuração inicial do roteador seja em Windows, uma vez essa configuração seja feita (acredito que deva funcionar via Wine, mas comigo não deu certo), a configuração pode ser feita totalmente pelo navegador, inclusive em Linux (Firefox, Konqueror e Epiphany todos funcionam com a ferramenta de administração do Linksys). È recomendável ativar-se o DHCP, pois isso oferece alguma conveniência na configuração.
OK… Com o roteador instalado, vamos ao que interessa: abra seu navegador e vá para o endereço do roteador (normalmente http://192.168.1.1). Seu navegador irá pedir um login e senha. O login é vazio, a senha você deve usar a definida no momento da configuraçãoi inicial (ou qualquer outra que você tenha definido para o administrador). Você irá então cair na janela de administração geral. A navegação é simples na ferramenta de administração: existem duas barras, uma preta e uma azul. A preta são as opções principais, enquanto a azul são as sub-opções. No caso, clique em “Sem Fios“. Você irá para uma página como a abaixo:

Clique para ampliar
Você irá cair na opção “Definições sem fios básicas“. Para liberar de maneira básica seu DS em WiFi basta configurar essa página. No modo, você pode deixar “misto”, de modo que hardware wireless mais potente possa usar velocidades maiores (ao menos enquanto o DS não estiver presente). No SSID coloque qualquer nome que desejar. A única sugestão é não deixar no valor padrão da Linksys (linksys). No meu caso, o SSID está definido para “hogwarts”. Quando quiser deixar o WiFi desligado, selecione “nenhum” nessa opção.
A opção “Canal sem fio” está marcada pois existe um certo debate sobre qual canal deixar. Em muitas comunidades, aconselha-se o canal 6, pois é um consenso. Na realidade, não há nada que o impeça de deixar em qualquer canal. Eu preferi deixar no 6, portanto é a seu critério.
A opção “Difusão de SSID sem fios” é uma opção que você pode avaliar para aumentar um pouco a segurança: em modo normal, toda rede WiFi faz a difusão do seu SSID para anunciar sua presença. Porém, algumas pessoas preferem desativar esse recurso, crendo que ele torna a rede insegura. Como é possível descobrir-se o SSID por força bruta, ainda que não seja fácil, esse recurso não é muito interessante, pois também irá dificultar seu acesso à rede (você precisará lembrar totalmente o nome do SSID da sua rede). Eu prefiro deixar esse recurso ativo e fazer o controle de acesso via MAC, mas isso também é opção sua.
Clique em “Guardar Definições” e pronto: sua wireless estará ativa. Vamos fazer um teste rápido.
2-) Testando sua conexão com a Internet no DS:
Pegue seu DS e escolha um jogo que permita acesso à Nintendo WFC (World Friend Connection). Sugiro Mario Kart DS ou Bleach. No caso, falaremos de Mario Kart DS. Escolha a opção “Nintendo WFC” e em seguida vá para “Nintendo WFC Settings”. A partir daqui, a janela de configuração é genérica. Você verá a tela abaixo:

Selecione “Nintendo Wi-Fi Connection Settings” com a stylus. Você receberá um assistente de conexão como o abaixo na Touch Screen:

Aqui no caso percebemos que o DS tem como receber até 3 redes WiFi para acessar. Toque em um dos “None” para ir ao “Settings” como abaixo:

Selecione a opção “Search for an Access Point”. Aqui é importante ressaltar algumas coisas:

  1. Nesse momento, devem ser encontradas todas as redes wireless na região de potência do DS. Se você não permitiu anúncio do SSID, você pode ter alguns problemas para localizar sua rede se ouver outras redes cujo SSID não esteja sendo anunciado. Por isso, em um primeiro momento, é interessante configurar o roteador para anunciar o SSID. Depois de configurar a rede no seu DS, desativar o SSID não faz a menor diferença;
  2. O DS irá mostrar para você as seguintes situações para cada rede wifi detectada. Verifique a sua e siga como for descrito:

Quando aparece dessa forma, é indicação que a rede do SSID indicado (no exemplo, MY_WIRELESS) está aberta e portanto basta selecioná-la. Se a rede tiver DHCP e nenhum outro controle de acesso, bastará selecionar com a stylus essa rede e esperar o teste de conexão confirmar a conexão. Esse deve ser o estado da rede no presente momento após esta configuração inicial do roteador.

Quando aparece dessa forma, é indicação que a rede do SSID indicado (no exemplo, MY_WIRELESS) está protegida por WEP (Wired Equivalent Privacy) de 60 bits, que o DS pode acessar. Essa criptografia é muito fraca, mas pode ser melhor que nada se combinada com outros elementos de segurança. De qualquer forma, para acessar essa rede, após cselecionar com a stylus essa rede, você precisará fornecer a WEP Key da mesma. Veremos mais sobre isso adiante.

Quando aparece dessa forma, é indicação que a rede do SSID indicado (no exemplo, MY_WIRELESS) está protegida por formas de criptografia que o DS não consegue trabalhar (normalmente WEP de 124 bits ou WPA). O DS não será capaz de acessar esse tipo de rede, não importa o que aconteça. Nesse caso, a melhor coisa é desativar a criptografia ou a definir para WEP de 60 bits. Veremos mais sobre isso depois.
Se você seguiu o tutorial como está e deixou os padrões de fábrica do roteador, bastará selecionar o seu SSID e o resto será questão de esperar que o roteador ofereça via DHCP um IP. O DS irá testar a conexão e, se tudo ocorrer bem, ele irá apresentar uma mensagem “Test Sucessful”. Caso contrário, consulte a página de ajuda da Nintendo e o manual do roteador.
Tudo OK, basta apertar B para voltar ao jogo (no caso Mario Kart), e selecionar a opção de conexão à WFC. No caso “Nintendo WFC Connect”. Aguarde alguns instantes e você poderá começar a jogar via Internet.

3-) Melhorando a segurança:
OK… Na realidade, já temos conexão via DS à Internet e podemos jogar online via Nintendo WFC. Porém, ainda temos mais coisas a fazer. Se você seguiu tudo como fizemos, nosso roteador Wireless é um hotspot, ou seja, é um ponto de acesso totalmente aberto com o mundo. Isso pode ser perigoso pois podemos ser usados como ponto de acesso à rede para piratas de computador que localizem nossa rede via wardriving/warchalking (para resumir, a prática de localizar e marcar redes de Internet abertas). Vamos então começar a melhorar a segurança na medida do possível.
A primeira coisa que iremos fazer é implementar o WEP de 60bits. Embora esse protocolo a muito tenha sido derrubado e portanto não é considerado mais seguro, combinado com outros elementos pode nos dar uma segurança considerável. Portanto, vamos ativá-las nem que seja para dificultar ao máximo o acesso não-autorizado à rede Wireless.
Abra o gerenciador do roteador e selecione o menu “Sem fios”, opção “Segurança sem Fios”.


Clique para ampliar

No caso, a segurança é definida nas primeiras duas listas. Na primeira, “modo de Segurança”, escolha WEP. Na segunda, “Encriptação WEP”, escolha “64 Bits 10 dígitos hexadecimais”. Defina uma chave em Frase-passe e clique no botão “Gerar”.
Perceba que logo abaixo existem quatro caixas com os textos “Chave 1” a “Chave 4”. No caso, são justamente essas chaves que você deverá passar para o DS. Anote uma dessas chaves, pois ela será inserida no DS. Clique em “Guardar Alterações”.
Se você tentar usar agora o DS para jogar ou navegar na Internet, você não irá conseguir, pois a rede está com criptografia. Vamos ver como corrigir.
Proceda como anteriormente para entrar na janela de configuração de Wifi do DS mostrada anteriormente. Se você usar Bleach – Blade of Fate, acesse “Versus Mode”, em seguida “Nintendo Wi-Fi Connection” (a opção com o Kon) e em seguida “Setup”. Toque em “Nintendo Wi-Fi Connection Settings”. Sua conexão configurada deve estar em “Ready”. Toque em “Ready” e você cairá em uma janela como a seguinte:

Essa janela é onde você pode ajustar manualmente todas as suas configurações. No caso, para reabilitar nossa conexão, teremos que dar a chave WEP. Para isso, toque em “Edit” na linha “WEP Key”. Aparecerá um teclado para você entrar a chave WEP. Digite a chave WEP que você anotou, gerada pelo roteador e confirme. Em seguida, toque em “Test Connection”. Caso você receba o “Connection Sucessful”, clique em “Save Setting”.
Já temos uma segurança por criptografia, mas como disse o WEP 60 Bits suportado pelo DS é muito fraco. No caso, confiar apenas nessa criptografia é uma tolice, pois ela pode ser obtida facilmente por análises e quebrada rapidamente. No caso, vamos aumentar a segurança restringindo o acesso pelo MAC.
3-) Restringindo via MAC:
O MAC (Media Access Control) é um endereço físico estipulado pelo protocolo de redes Ethernet (protocolo padrão abaixo do IP) que é adicionado por padrão a qualquer placa de rede Ethernet ou compatível (como o WiFi 801.22). Normalmente não é fácil clonar um MAC, uma vez que ele vem gravado diretamente no hardware da placa (ou no caso, do DS), mas existem mecanismos que permitem fazer MAC Spoofing (exige que o hardware cujo MAC será clonado esteja fora do ar). Ainda assim, essa restrição é a melhor forma de impedir o acesso não autorizado ao roteador WiFi, uma vez que o processo de MAC Sppofing não é algo simples de ser feito.
Antes de ativarmos esse modo, devemos pegar o endereço MAC de todos os hardware que irão acessar o rotador sem fio. No caso, falaremos especificamente do DS. Para placa de redes WiFi (como as de notebooks), existem comandos que fornecem esse endereço.
Ligue o DS e vá para o “Nintendo Wi-Fi Connection Setup” conforme seu jogo. Toque em “Options”. Você receberá uma janela como a seguinte:

Escolha a opção “System Information”. Você receberá a janela a seguir:

Perceba que existem dois valores: o de baixo, “Nintendo Wi-Fi Connection ID” , é importante pois ele é usado para “amarrar” os códigos pessoais de uso dos jogos multiplayer (chamados de “Friend Codes”) ao DS em questão. Se você trocar de DS, poderá não ficar mais acessível a aqueles contra quem você já jogou. Para “voltar a ficar disponível”, use a opção “Transfer Nintendo WFC Configuration” do menu anterior. Cuidado ao fazer isso: você poderá, caso haja problemas de carga de bateria, inutilizar seu sistema de rede dos dois DS, pois os DS envolvido estarão trocando seus endereços MAC. Você foi avisado!
Voltando: o valor que nos interessa é o outro, “MAC Address” que é uma seqüência de 6 números hexadecimais. Anote esses valores, mas substituindo os traços (-) por dois-pontos(:), pois essa é a anotação normal do MAC.
Anotado esse valor, podemos voltar à configuração do roteador. Entre no gerenciador, escolha menu “Sem Fios”, opção “Filtro MAC sem fios”. Você chegará a uma tela parecida com a abaixo:


Clique para ampliar

Primeiro de tudo, escolha a opção “Ativar” em “Filtro MAC sem fios”. Em seguida, vão aparecer as opções “Impedir” e “Permitir Apenas”. Escolha a segunda, pois desejamos que apenas os dispositivos cujo MAC estejam na tabela possam acessar nosso roteador. Clique em “Editar lista de filtros de MAC”. Um popup irá aparecer com uma tela similar à seguinte:


Clique para ampliar

Veja que você pode listar até 20 dispositivos nessa tabela. Coloque o endereço MAC do DS anotado anteriormente em uma das caixas de texto. Ao terminar, clique em “Guardar Alterações” nessa popup. Lembre de entrar todos os endereços MAC de todos os dispositivos sem fio que vão se conectar a esse roteador. Isso inclui: notebook, desktop com placas ou dongles USB WiFi, Palms, PSPs, Nintendo Wiis, celulares como o iPhone e qualquer outro hardware com suporte na 801.22 e que você deseje que acesse esse roteador. Lembre-se de neles introduzir também a WEP Key definida anteriormente. Clique em “Guardar definições” na tela anterior. Para testar, ligue seu DS e conecte-se normalmente à WFC, como demonstramos anteriormente.
4-) Conclusão:
O Nintendo DS é um console simples, divertido e que permite vários recursos interessantes, como a conexão via WiFi com jogadores de todo o mundo. Mas fazermos isso com segurança temos alguma mão de obra setando o máximo de opções de segurança possível. Porém, quando você jogar sua primeira partida de Mario Kart ou Bleach ou qualquer outro jogo via WFC, você irá perceber que todo esse esforço vale realmente a pena.
Update: Normalmente os ajustes acima funcionam bem para o Nintendo Wii, com algumas alterações:

  • O Canal a ser usado deve ser o 1 ou o 11, conforme recomendação no manual do usuário;
  • Algumas vezes, caso o sistema não conecte-se, pode ser a criptografia WEP. Nesse caso, desative a criptografia WEP. Com a proteção de rede MAC você tem proteção o suficiente contra o uso anormal da rede. Obviamente a criptografia de dados deve ser avaliada;

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

33 Responses to Nintendo DS em Wifi com o roteador Linksys WRT54G

  1. eu gostaria de ter um password para desbloquear códigos wepp já bloqueados que eu não sei o código. existem? Por favor ajudem-me!!! mandem-me um e-mail se tiverem a resposta. por favor, ajudem-me. preciso muito?!!

  2. Manta disse:

    Vlw Cara! Otimo Guia =D

  3. ruben disse:

    e quem nao tiver o mario cards

  4. ruben disse:

    E quem não tiver Mario Kart DS ou Bleach.

  5. Ruben…

    Eu falei como exemplos do Mario Kart e do Bleach pois tenho esses cartuchos, mas a tela de setup do WFC são internas ao DS. Ou seja, qualquer jogo que possua algum modo que utilize a Nintendo WFC cai naquela tela, é só achar a opção de menu que leve a ela (normalmente coisas como WiFi ou Nintendo WFC).

  6. VinnyRoX disse:

    Ótimo tutorial cara, parabéns pela iniciativa!

  7. Asfery disse:

    Era exatamente o que eu procurava, vlw pelo tutorial cara !!

  8. Fernando disse:

    Estou tentando usar seu tutorial, mas acontece um probelma para mim, quando troco o “Wap” pelo “WEP”, a conexão funciano no meu DS mas ja no meu laptop, ela não funciona, você poderia me ajudar?

  9. Nicolas Eduardo Kasai disse:

    resumindo tudo

    só precisa criar tipo uma rede pro nintendo DS é issu?

    i eu queria saber se da pra usar a net de um notbook quando o wireless estiver ligado?
    me ajudem!!!

    vlw

  10. Diego Frazão disse:

    ae cara, muito legal isso..eu uso o nintendo ds no meu roteador wireless tp-link 108…só que eu já consigo usar a net sem fazer esse processo, porem como você mesmo disse, é muito fraco e as vezes cai a conexão,só que se eu fizer isso o laptop vai parar de funcionar, porque ele não irá mais reconhecer ele..já que só os que estão na lista pode acessar o roteador..então queria que me explicasse como que eu acho o MAC do laptop para poder colocar na lista, e assim jogar feliz!! sem prejudicar a todos daqui!! vlww

  11. Tess disse:

    mto bom o tutorial!
    mas o problema foi que perdi a configuracao do meu pc, e nao conseguia o numero MAC do meu pc.

    “Lembre de entrar todos os endereços MAC de todos os dispositivos sem fio que vão se conectar a esse roteador. Isso inclui: notebook, desktop com placas ou dongles USB WiFi, Palms, PSPs, Nintendo Wiis, celulares como o iPhone e qualquer outro hardware com suporte na 801.22 e que você deseje que acesse esse roteador.”

    como vc mesmo disse… eu coloquei o numero mac do meu ds, e consegui um no meu router. mas nao funcionou. Aqui em casa tem 2 laptops, eu teria q inserir o numero mac dos 2 tbm? Onde consigo esse numero no meu laptop?
    valeu!

  12. Raooo disse:

    mto bom o tutorial
    obrigado pela força

  13. Lucas disse:

    como usar a internet no DS

  14. Bom, parece que já sei pq meu DS num funciona aqui =/ mas num tava afim de diminuir minha chave wep de 128 pra 64 não… =( Vou acabar deixando quieto por hora. Mesmo pq, o resto dos dispositivos Wi fi já tá configurado pra rede atual.

  15. anonimos D: disse:

    e quando a minha rede não é compativel ? D:

  16. leonardo disse:

    no comeso do tutorial quando manda entrar na administrasao do rotiador eu entro meu rotiador e o dir-300 e esta en ingles e nao e toa facil asim de achar onde muda as coisa e quando dou test connection da erro 52000

  17. leonardo disse:

    a proposito o wep code geralmente pode ser
    a1b2c3d4e5

    sao coisas meio inuteis asim mesmo via tentando que vc acha o meu era esse sao 10 digitos entre letras e numeros

  18. Pingback: Configurando Ubuntu Linux como media server para Xbox360 « Linux… e mais coisas

  19. lidio disse:

    Ola , dê um cmd no executar e digite ipconfig/all e vai aprecer o mac do seu micro , injete ele no router e pimba ,,

    ops … a placa de rede tem que estar ativada , e com o drive certo

  20. Bruno real disse:

    Apenas duas duvidas

    quanto custo seu rotaedor

    se possivel se exemplos de outros roteadores

  21. Erich disse:

    Alguem pode me ajudar e que eu tenho o jogo do pokémon platinum ai eu clico no Nintendo WFC fasso td certo ate chegar no usario do roteador9que e da minha irmã)pede a senha coloc a senha do roteador mas não vai a senha e de outra coisa

    OBS:Não li todo o topico

  22. guilherme disse:

    isso funciona pro dsi

  23. Raul disse:

    Meu roteador é um WBR 3408 da Level One, mas ”no site do roteador” eu não consigo acar meu SSID e a WEP Key, o que eu faço?

  24. André disse:

    Vou dizer uma coisa: Esse tutorial era exatamente o que eu precisava! Há meses venho querendo conectar o dsi do meu filho na minha rede sem fio e não conseguia. Cheguei a pensar que tinha que comprar um adaptador para dsi, (sorte que não encontrei). Ontem, seguindo esse passo-a-passo, consegui conectar não só o dsi mas também o wii. O moleque tá numa alegria só! Eu já usei esses foruns para várias coisas e nunca escrevi nada, porém agora acho que não poderia passar em branco. Parabéns pelo desprendimento e muito obrigado! Vc fez uma criança feliz!

  25. cassio disse:

    Olá meu caro!
    Seu tutorial é simplesmente incrível, está de parabéns!
    Contudo mesmo fazendo passo a passo eu não consigo acessar =(

    Esse maldito roteador que eu tenho aqui, um LevelOne wbr 3408

    Já coloquei em wep, ja tentei mudar o ip no console, a firmware do router
    já é a mais atual, já tentei inserir a tal mac… NADA! não sei mais o que fazer,
    to com vontade de jogar esse troço fora!

    Interessante que já testei a wi fi do meu ds lite em outros lugares e pegou
    de primeira…

    • Verifique se você passou a senha certa para o WEP.

      Como sugestão, tente desativar todos os recursos e se você consegue acessar normalmente a cada passo:

      Primeiro tente conectar sem WEP ou MAC

      Depois ative o MAC

      Por fim, o WEP

      Pode ser algum conflito ou configuração mal feita…

      Em 01-10-2011 20:54,

  26. Karoline Roman0 disse:

    Ola li seu tutorial mas,nao ajudou em minha duvida.Tenho un DS¡mas quand vou abrir uma pagina na web aparece q a memoria nao é suficiente. o q eu faço para acessar??Resposta o mais breve possivel.por favor

  27. QU1/\/3 disse:

    Funciona no TP-LINK ?

  28. caroline disse:

    oi…boa noite… gostaria de saber se o nintendo ds lite funciona a internet sem acessorio adcional como o nintendo ds browser???

  29. Lear Lachini disse:

    Ola amigo, muito bom seu tutorial…
    porem comigo ainda tenho um problema…
    meu router e exatamento como esse ai, fiz tudo exatamente como voce falou, o meu DS localiza o sinal, ta com o cadiado azul e aberto, com um sinal bom, eu conecto… ai aparece,”testando conexão” e logo em cima a direita tem um sinal que fica no vermelho .. e logo em seguida aparece … Erro 51300 ou de vez em quando erro 51301 … ja procurei muitas soluções pela net, e a sua foi a mais proxima que chequei e mesmo assim continua o erro … queria saber se vc tem como me ajudar, … vlw!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s