Bons tempos que nunca morrem: as primeiras edições da Revista do Linux.

Ahhh… O começo de tudo!

Algumas coisas deixam saudade naqueles que passaram pelas coisas. Nintedinho, Bambalalão e Balão Mágico são algumas delas para mim. Dragon Ball Z, Defensores de Tóquio (o original) e OS/2 são outras.
Mas não é sobre elas que eu quero falar, e sim sobre a saudosa Revista do Linux. No final da década de 90 (literalmente pois foi em Novembro de 99), saía a primeira edição da pioneira Revista do Linux. Apoiada pela então maior empresa de Linux do Brasil, a Conectiva (depois fundida à Mandrake Software, virando a Mandriva), a Revista do Linux foi uma iniciativa pioneira: na época, tinhamos muito pouco não apenas no Brasil, mas em todo o mundo quanto a revistas voltadas à Software Livre em geral e em Linux em particular. No Brasil, tudo o que tinhamos eram revistas como a Info (fundamentalmente comercial) e a também saudosa Geek (que publicou o primeiro CD de distribuição Linux em bancas de jornal, no caso do Conectiva Marumbi).
Quando a Revista do Linux surgiu, tudo era muito mais difícil do que hoje em dia: as configurações para coisas muito simples (como conexão com a Internet) eram um parto. Vira e mexe era necessário compilar o Kernel para fazer a placa de som funcionar (coisa rara atualmente, exceto nos casos mais drásticos). LiveCDs? O que era isso?
Nesse ambiente, a Revista do Linux era a ponta de lança que oferecia aos leitores dicas e suporte, em uma época em que, muitas vezes, horas e horas de pesquisa e dedicação eram necessários para colocar seu sistema funcionando com Linux. Um tempo muito, muito antes de Ubuntu, Knoppix, Kurumin e outros LiveCDs, antes dos instaladores gráficos, antes dos sistemas de autodetecção de hardware. As dicas e reportagens publicadas pela revista do Linux (que você ainda pode ver na Net, graças aos mirrors feitos antes do fechamento definitivo da Revista) eram (e ainda são) extremamente úteis, ajudando no suporte a algo que, na época, era um desafio: instalar uma estação ou servidor Linux funcional.
Agora, além disso, o Rodrigo Stulzer conseguiu, com a ajuda do Alex Lutkus, publicar as imagens originais das capas da Revista do Linux. Acho que, acima de tudo, é melhor deixar o próprio Rodrigo Stulzer falar:

As Capas Originais das Primeiras Edições da Revista do Linux | Empirical Empire

A Revista do Linux, editada pela Conectiva, foi a primeira revista especializada em Linux e Softwares de Código livre e aberto do Brasil; quem sabe até da América Latina. Ela teve o seu primeiro número publicado em dezembro de 1999 e encerrou suas atividades com o número 50, no ano de 2004.

Revista do Linux

Foi muito interessante criar uma revista do zero. Fizemos história na época. Mas a queda do mercado editorial forçou o seu cancelamento prematuro.
Os primeiros 19 números da revista foram ilustradas pelo Alex Lutkus, que por sinal também ilustrou o último livro do Aurélio. Além disso ele teve até ilustrações premiadas e usadas pela Nasa/ESA!
O Alex acabou se tornando um grande amigo. Atualmente trocamos emails diariamente e falamos sobre inúmeros temas, desde desenho, livros, astronomia, música, histórias em quadrinhos e tantas outras coisas mais. Até vou publicar aqui algumas das conversas que tivemos. Acho que você irá gostar!🙂
Numa destas conversas resolvemos resgatar as capas originais das primeiras edições da Revista do Linux. Capas limpas, sem títulos, chamadas ou qualquer outra coisa. Somente as ilustrações do Alex, em alta definição. Elas são ótimas para quem conheceu as capas na época, revendo-as agora mais puras.

As capas originais estão no site do Rodrigo em alta resolução.

Powered by ScribeFire.

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

One Response to Bons tempos que nunca morrem: as primeiras edições da Revista do Linux.

  1. E agora atualizado com vários comentários do Alex…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s