Mais mancadas da Justiça Brasileira na Net: WordPress.com pode ser bloqueado a qualquer momento!!!

Pois é… A “justiça” brasileira se superou de vez: para bloquear um blog que deveria ser proibido por decisão judicial,  a ABRANET (Associação Brasileira de Provedores de Internet) decidiu aconselhar os seus associados a bloquear TODOS os blogs do WordPress.com (inclusive esse).
G1 > Tecnologia – NOTÍCIAS – Acesso a blogs do WordPress no Brasil pode ser bloqueado

“Ordem judicial não se discute, se cumpre. Mas, como não é possível bloquear especificamente o endereço solicitado, o acesso a todos os sites com a extensão wordpress.com será impedido no Brasil”, explicou ao G1 Eduardo Parajo, presidente da associação. (Grifo meu)

Isso não é verdade: o bloqueio de URLs específicas via proxy ou firewall de aplicação (camada 7) é algo não apenas possível, mas algo que é prática comum em empresas e ONGs, além de ser uma prática não apenas possível, mas aconselhável para parental control, ou seja, controle de conteúdos pornográficos e similares pelos pais.
Além disso, o uso desse tipo de mecanismo (seja por meio de IP Blocking ou URL Blocking), independente do motivo ou modo, é suscetível a proxing, seja por meio de cache proxing (como o Google) ou por proxy de roteamento (como a rede TOR). Foi a mesma coisa do Cicagate, onde, no fim das contas, a decisão judicial foi contornada.
O grande dilema é: porque o bloqueio a todos os blogs da WordPress.com? Não estamos falando apenas do blog em questão ou dos blogs brasileiros, mas sim a todos os blogs, SEM EXCEÇÃO. O que os legisladores precisam aprender é que o computador não conhece meio-termo: ou é ou não é. Ao bloquear a URL wordpress.com ou o IP do WordPress, você bloqueia TUDO, desde blogs miguxos até coisas realmente importantes.
Por isso mesmo, eu digo NÃO a essa aberração jurídica, mais uma em uma série de desastres jurídicos que o Brasil vem cometendo na Internet, por desconhecimento ou malícia. Pelos blogueiros honestos, que nada têm a ver com os problemas de um único, eu sou contra o bloqueio.

NÃO AO BLOQUEIO DO WORDPRESS.COM! A FAVOR DA LIBERDADE!

Powered by ScribeFire.

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

One Response to Mais mancadas da Justiça Brasileira na Net: WordPress.com pode ser bloqueado a qualquer momento!!!

  1. Pingback: Manifesto contra o bloqueio do WordPress no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s