FLISOL 2007 São Paulo – Impressões sobre a palestra

Não divulguei aqui no blog, mas esse fim de semana participei do FLISOL/2007 em São Paulo, representando o BrOffice.org e o GuBRo/SP, dando uma palestra bem simples sobre o BrOffice.org.
A organização do evento foi bastante boa, apesar de algumas deficiencias relacionadas aos datashows do local do evento, que teimavam em não “calibrar” com os laptops de alguns dos participantes. A exceção disso, as instalações onde ocorreu o FLISOL/2007 (no caso, no Centro Universitário SENAC) foram muito boas, apesar da localização um pouco complicada do local do evento.
As palestras foram bem interessantes, envolvendo desde a explicação básica sobre o que é software livre até a questão da produção de podcasts passando pela instalação do Ubuntu e por meios de jogar-se usando o Linux.
Devido a alguns problemas que não valem a pena comentar, a minha palestra ficou “espremida” no final do evento, junto com a sobre Podcasts, do Erick Tostes (Geek’s Podcast) e a de jogos em Linux, no final da programação, podendo se extender por no máximo meia-hora (o combinado originalmente era que a palestra seria às 15:00h e duraria 1 hora). Desse modo, tive meio que “correr” com a palestra e pular vários slides desnecessários, uma vez que, diferentemente do que imaginei (talvez por causa do feriado prolongado), o público do FLISOL foi composto em sua maioria por pessoas que já são da comunidade SL. Aproveitei então e me foquei em questões mais relevantes, principalmente relacionadas ao padrão ODF x o “padrão” OOXML, “tema recorrente” nesse blog, além de falar sobre outros assuntos, como o concurso de dicas do BrOffice.org e sobre o BrOffice.org 2.2 (que aliás, saiu hoje!😀 ). Achei que, na medida do possível, a receptividade do público foi das melhores.
Sem sombra de dúvidas, valeu a pena, mesmo com todos os contratempos, ter participado do FLISOL de 2007, e espero participar de futuros FLISOL, seja falando sobre o BrOffice.org, seja falando sobre outros assuntos que estão me interessando, como o Hercules/390 (emulador de mainframe) ou sobre o formato ODF, talvez com vistas em integrações com CRMs ou sistemas de workflow.
De qualquer modo, queria agradecer à organização do FLISOL, principalmnete ao Bruno e seu pessoal, que além de me receber gentilmente, me fez o favor de emprestar um laptop para realizar minha apresentação (espero adquirir o meu logo, assim que a grana der) e a todos que assistiram a minha palestra. Queria agradecer também ao pessoal que tava no installfest com uma ISO do Mandriva Spring 2007.1 e me disponibilizou uma cópia.
A palestra pode ser copiada nesse link (Internet Archive, you rock!). Estarei publicando em breve essa apresentação no Slideshare.net para visualização online.

Powered by ScribeFire.

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

One Response to FLISOL 2007 São Paulo – Impressões sobre a palestra

  1. brunogola disse:

    Fabio,

    Muito obrigado pela sua participação e ajuda no FLISOL!

    Sua palestra foi muito boa, esclareceu muitas dúvidas e com certeza deixou bem clara qual a diferença entre BrOffice.Org e OpenOffice.Org (além de explicar o motivo da mudança de nome para quem não sabia).

    Desculpe os problemas, mas nem sempre sai como esperado. Fico feliz de saber que você gostou do evento!

    Obrigado de novo e ja esta convidado para participar ano que vem!🙂

    []’s,
    Bruno Gola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s