Voando de Vassoura para Blogopólis

A blogosfera brasileira está em polvorosa. O debate está relacionado ao chamado às armas do Fábio Seixas, do versão TXT. E esse chamado às armas estourou uma verdadeira discussão na blogosfera, e a convite do meu amigo Bardo decidiu montar a Firebolt e sair voando para Blogópolis.O debate todo tem a ver com o Technorati, ou melhor, com a lista dos blogs mais populares do Technorati. O problema: não tem um Brazuca, e olha que somos campeões de acesso em serviços como o GMail, o Orkut e o MSN.

Qual o problema?

Acho que o Walmar do Fator W deu um bom caminho para análise. Várias sugestões estão sendo feitas, e meu objetivo aqui não é criticar e nem aprovar, mas sim opinar… Daí para frente só Deus sabe…

No começo do texto do Walmar, ele cita uma coisa (escrita em outro blog) que eu considero gerada por um certo conflito de egos entre os blogueiros, aonde todo mundo curte escrever, mas ninguém gosta de ler e comentar. E isso de certa forma é verdade: se você observar alguns blogs, você vai ver que todos eles comentam as mesmas coisas, sem tirar nem por.😛

Uma outra questão levantada pelo Walmar que os blogs andam discutindo é a questão do idioma, dizendo que para alguns blogueiros o problema era o idioma, mas discordo disso. Primeiro porque a quantidade de usuários da Internet não anglófonos (ou seja, falantes do inglês) aumenta cada dia mais. Segundo porque o português está na lista dos 10 idiomas mais falados no mundo (em 8° lugar). Terceiro, porque existem casos como o do Orkut e o do MSN no qual os brasileiros dominam (e o português é o idioma mais falado :P)

Uma coisa interessante também citada é a questão da cultura envolvida. É uma coisa que entra naquela questão do conflitos de ego. De certa forma, nossa cultura atual é a de querer aparecer, e para muitos o blog ainda tem aquela coisa de “diário de adolescente”.O pessoal cansou de debater isso, citando uns trocentos mil fatores, mas acho que é muito mais uma coisa de “cada um querer matar o outro”…

O caráter da união, que é o próximo ponto citado, é uma verdade: os blogs têm que se citar, pois as ferramentas de ranking de blogs valorizam os blogs conforme estes são citados. Portanto, saber citar é fundamental. Pois os blogs devem ser usados assim: aprova e quer acrescentar ao debate? Blog!; reprova e quer demonstrar aonde discorda? Blog!; quer apenas “meter a colher”? Blog!

Há uma questão que acho importante citar aqui: temos que parar com essa mania de tentar ganhar grana com blogs. Tá, existem casos como o do Huffington Post ou o do Garotas que Dizem Ní que permitem que os mesmos faturem algum na história, mas a verdade é que esses blogs são exceção, e não regra… Esse papo de “me blogue e fature” é piada de mal-gosto na melhor das hipóteses!

A verdade é que acabei de desmontar da vassoura em Blogópolis e ainda tou com o cabelo zuado do vento, então pdoe ser que a maioria não me leve a sério. Mas não posso dizer que não opinei. Como opinião final, peguei essas tirinhas de um site americano que contam bem essa história…







PS: As referências a Harry Potter são porque eu sou fã e porque foi assim que o Bardo me identificou na lista dele (“Bruxo de Hogwarts”).

Sobre Fábio Emilio Costa
Linux, Free Software, EMACS, Rugby, Indycar, Doctor Who, Harry Potter... Yep, this is me!

2 Responses to Voando de Vassoura para Blogopólis

  1. bardo disse:

    É isso aí! Bola pra frente que Blogópolis tem futuro!🙂

  2. It’s actually very difficult in this busy life to listen news on TV, so I only use world wide web for that reason, and get the latest information.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s